Fale Conosco

Mande sua mensagem preenchendo o formulário abaixo e retornaremos o mais breve possível.
Teremos o imenso prazer em te ajudar no que for preciso.

Notícias

Início » Conselho Federal de Odontologia defende investimento de 10% na saúde pública

Conselho Federal de Odontologia defende investimento de 10% na saúde pública

O Conselho Federal de Odontologia contribuiu, no dia 4 de junho, com o debate no Encontro Nacional de Articulação e Fortalecimento do Controle Social do Sistema Único de Saúde, realizado em Brasília. O encontro apresentou como pauta principal a 4ª Plenária do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública: Saúde + 10, que reivindica o investimento de 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública.

O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para efetivar a coleta de assinaturas e alcançar 1 milhão e meio de nomes em prol dos 10% para a saúde pública. Além disso, o grupo instituiu o dia 10 de julho como o “Dia Nacional da Saúde + 10”, para ampliar a mobilização em nível nacional, em que cada entidade ou base sindical deve estabelecer ações nos estados para fortalecer a manifestação. No dia 10 de julho também deverá ser aprovada a minuta do Projeto de Lei que defende no Congresso Nacional o investimento de 10% almejado para a saúde.

Na ocasião, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve representado pelo Dr. Gerdo Bezerra de Faria e o Dr. Gláucio Morais. “Essa é uma bandeira antiga de luta do Conselho Federal de Odontologia para que a saúde pública receba, de fato, mais investimentos. O apoio do CFO será integral até a conquista no Congresso Nacional pelos almejados 10%”, afirma Faria.

Nesta mesma data, foi realizada a reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (Fentas), em que os membros deram continuidade ao debate para composição das Comissões do Conselho Nacional de Saúde, ainda em tramitação. Os componentes do Fentas encerraram a reunião mais cedo para enriquecer a discussão na 4ª Plenária, com os conselheiros municipais e estaduais de saúde das 27 unidades federativas do Brasil. A reunião do Fentas também contou com a presença da representante do CFO, Dra. Graciara Matos de Azevêdo.

Para ter acesso a outras informações sobre o movimento Saúde + 10 basta acessar www.saudemaisdez.org.br