Fale Conosco

Mande sua mensagem preenchendo o formulário abaixo e retornaremos o mais breve possível.
Teremos o imenso prazer em te ajudar no que for preciso.

Áreas de Atuação

Prevenção

É sempre o melhor caminho!

A prevenção odontológica na ORTOBAHIA é um trabalho realizado em equipe que envolve paciente e dentistas, visando preservar a dentição natural, prevenindo o aparecimento e o progresso de doenças bucais. A nossa equipe irá orientá-lo que o processo começa em casa, com uma boa higiene oral e uma dieta balanceada e continua com visitas regulares ao dentista para realização de exames, limpeza, radiografias e aplicação de selantes e flúor para manter os dentes protegidos. Geralmente esta visita acontece em intervalos de 6 em 6 meses, ou em 3 em 3 meses se houver necessidade de acompanhamento periodontal.

Visitar regularmente o dentista é uma ação econômica, pois se previne o aparecimento de problemas que tem soluções mais custosas, além de ser essencial para verificar o estado de tratamentos anteriores e manter sua saude bucal em dia. A prevenção é a chave para a manutenção da Beleza e a Saúde de seu sorriso.

Itens necessários para uma boa higienização bucal:Escova macia,Creme dental com flúor, fio dental e enxaguatório bucal sem álcool

Limpeza Odontológica profissional:

A limpeza profissional será realizada pelo dentista e incluirá:
Remoção de placa bacteriana: A placa bacteriana é um filme pastoso quase invisível que se forma sobre os dentes. É na verdade uma colônia de bactérias vivas em crescimento, restos de alimento e saliva. As bactérias produzem toxinas (venenos) que irritam e inflamam as gengivas. Esta inflamação causa o início da doença periodontal chamada gengivite.
Remoção de tártaro a nível de coroa dentária: O tártaro se forma a partir da placa bacteriana endurecida, que permanece no dente por algum tempo e fica aderida firmemente ao dente. O tártaro se forma acima e abaixo da gengiva e somente pode ser removido com instrumentos especiais, como a vibração do ultrassom.

Com saúde bucal perfeita, você e sua família podem viver mais felizes, sem dor de dente!

Porque é importante realizar visitas regulares ao dentista?

A ORTOBAHIA recomenda que você consulte o dentista pelo menos 2 vezes ao ano para efetuar um check-up dentário preventivo de rotina. A prevenção é a melhor maneira de assegurar a saúde dos seus dentes e gengivas. Como parte do exame de rotina oral, o dentista também realizará uma limpeza e exames minucioso de forma a prevenir o aparecimento de cáries, doença periodontal e outros problemas de saúde com manifestações na cavidade bucal, tais como:

  • Revisão de sua história médica
  • Radiografias
  • Exame de câncer bucal
  • Exame de doença periodontal
  • Exame de cárie dentária
  • Exame em restaurações pré-existentes
  • Exame da articulação mandibular e da mordida
  • Revisão de sua higiene bucal e recomendações
  • Revisão de seus hábitos alimentares

Portanto, como você pode ver um bom exame bucal semestral preventivo e de rotina, envolve mais do que somente verificar o aparecimento de cáries. Nós estamos comprometidos em propiciar a você o melhor atendimento possível, e para tanto, é necessário que você realize check-ups e limpeza dentária regularmente. Temos o desejo de lhe proporcionar uma qualidade de vida com uma excelente saúde bucal e assim elevando cada vez mais a sua auto estima!

Na ORTOBAHIA seu filho tem uma agradável orientação de como ter um belo sorriso!

Seja inteligente e economize seu tempo no futuro:

Se você procura um dentista somente quando sente “dor de dente”, geralmente estes procedimentos são demorados, demandando muitas consultas e, normalmente, envolvendo maiores custos. Mesmo que você tenha condições de pagar, a questão do tempo não tem como ser resolvida de outra maneira, porque os procedimentos são seqüenciais, envolvendo etapas que não têm como ser suprimida e que, muitas vezes, necessitam de uma semana ou duas entre uma e outra para que haja cicatrização ou para que um procedimento seja eficaz ou se necessite de seus resultados para iniciar a fase seguinte.

E no mundo moderno e agitado em que vivemos, tempo é dinheiro, tanto para o profissional, como para o paciente. Às vezes mais para o paciente, porque se o profissional está lá o dia inteiro para trabalhar aquela meia ou uma hora que o atende, para o paciente, além desta, tem-se que considerar mais meia ou uma hora que é o tempo para ir e vir ao consultório, sem contar alguma espera que às vezes se faça inevitável. Ou seja, em termos de tempo, para o paciente o gasto é dobrado, então faça sua consulta preventiva.

Não existe remédio para o tempo gasto em tratamentos dentários, ou melhor, existe sim: não fazê-lo. Não por deixar de fazer o tratamento e sim prevenir, evitando-o. Esta sim é a verdadeira maneira de economizar tempo e dinheiro. Outra, já que você não fez prevenção e vai ter que fazer o tratamento, é concentrar as consultas possíveis, de forma que o trabalho do dentista e o seu tempo rendam mais, submetendo-se a consultas de duas ou três horas de duração. Na ORTOBAHIA buscamos otimizar ao máximo o seu tratamento odontológico tornando-o o mais rápido possível! Neste caso, além da economia dos tempos de deslocamento, economiza-se aquele tempo social de cada consulta, em que o dentista pergunta como você vai, etc., afora os procedimentos de rotina em cada início de consulta, tais como colocá-lo na cadeira, pôr guardanapos, ajustar refletor e outros, que, somados nas quatro ou seis consultas correspondentes, certamente correspondem ao tempo de uma consulta ou mais.

Se você já fez alguma consulta de prevenção ou manutenção, vai lembrar que, além de totalmente indolor, ela é mais rápida e, se você dividir o preço integral de um tratamento longo pelo número de consultas realizadas, vai perceber que as de prevenção e manutenção são bem mais baratas. Isto porque estas não envolvem despesas com materiais caros, custos de laboratório de prótese ou aparelhos mais sofisticados e sim muita orientação e motivação. Quanto muito um pedaço de fio dental, uma escovinha interdental e um espelho, para você ver, à exaustão, como precisa fazer para não ter placa bacteriana ou tártaro. Pena que isto não possa ser feito sem a realização do tratamento ou ao invés dele, porque a manutenção só dá resultado quando todos os dentes estiverem tratados, sãos e as gengivas sem placa. Mas para não perder tempo, faça ou conclua seu tratamento e, a partir dele, cuide sistematicamente de sua manutenção, evitando assim tratamentos futuros, seus custos e seu conseqüente envolvimento em desprendimento de tempo.

Se tiver de tratar, não perca tempo ou dinheiro, vá logo e evite mais gastos no futuro.

Estando em tratamento, peça para que seu dentista lhe faça um plano de tratamento, envolvendo este e a manutenção e, se tiver terminado um tratamento completo há menos de um ano, ligue para ele e peça para marcar a próxima consulta e, quando ele lhe perguntar se você está com algum problema, diga-lhe que você quer garantir sua manutenção da saúde bucal, visitando-o de seis em seis meses. Salvo que você seja um doente periodontal crônico (tenha doença nas gengivas quase que sistematicamente) o seu próprio dentista poderá fazer este acompanhamento, incentivando-o a cuidar bem de seus dentes, e você não precisará gastar mais em tratamento. Para a equipe da ORTOBAHIA, isto é muito bom porque o paciente odontologicamente controlado e com a saúde bucal perfeita é o que mais indica outros pacientes para ele.

Seus filhos merecem ter um sorriso saudável e bonito!

Primeira consulta ao dentista

A prevenção contra cáries e doenças nas gengivas começa ainda quando bebê, antes mesmo de nascer o primeiro dente, cuidados com a alimentação e higiene ajudam muito na prevenção!

Na ORTOBAHIA buscamos fazer com que a primeira consulta do seu filhinho à nossa clínica odontológica seja extremamente prazerosa e cheia de boas lembranças; a primeira consulta ao dentista deve ser feita o mais precocemente possível. Deve acontecer por volta dos quatro meses de idade, para que profissional avalie as condições gerais que interferem na saúde bucal e dê orientações sobre a limpeza da mucosa do bebê e também sobre alimentação.

A cárie é uma doença crônica infecto-contagiosa que independe da idade. O cuidado deve começar cedo porque a atenção precoce educativa e preventiva é mais eficaz no primeiro ano de vida. Por isso, os pais devem levar seu filho ao consultório dentário mesmo antes de nascer o primeiro dentinho para que receba instruções e orientações em relação à dieta alimentar, amamentação noturna, desmame, higienização, contaminação mãe-filho e outras medidas.

A atenção deve estar presente desde a gestação para que os pais possam criar um ambiente favorável à saúde bucal. Para isso, uma medida fundamental é higienizar a boca do bebê com uma gaze umedecida com água filtrada e fervida, após cada mamada.