Fale Conosco

Mande sua mensagem preenchendo o formulário abaixo e retornaremos o mais breve possível.
Teremos o imenso prazer em te ajudar no que for preciso.

Áreas de Atuação

Odontogeriatria

Viver com Intensidade, Qualidade de vida e auto-estima!

Um belo sorriso é a maior expressão da Felicidade!

A Odontogeriatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de idosos, ou da 3ª idade ou se preferir cuida da saúde bucal das pessoas da “melhor idade”, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária.

Na ORTOBAHIA nós temos um carinho super especial com estes guerreiros e guerreiras, vencedores que agora vivem seu momento de ter mais prazer e alegria e contribuimos devolvendo a eles um sorriso bonito e saudável.
Trata-se de uma nova especialidade odontológica. A sua existência atual se deve principalmente a dois fatos: primeiro o número de idosos aumentou muito (diversos fatores tais como a medicina moderna e a prevenção aumentaram muito a sobrevida da população); e, em segundo lugar, os idosos têm cada vez mais dentes naturais.

Você sabe como ter um belo sorriso na 3ª idade?

Como posso manter uma boa saúde bucal na terceira idade?
Para chegar à terceira idade com a boca saudável, basta cuidar bem dos seus dentes. Não importa qual a sua idade, seus dentes e gengivas podem ser sempre saudáveis, basta escovar os dentes pelo menos quatro vezes ao dia usando creme dental, usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e ir regularmente ao dentista.

Em caso de utilização de próteses fixas ou removíveis deve-se redobrar a atenção a escovação.

Existem produtos especiais para idosos?
Na ORTOBAHIA é dada toda a orientação necessária, por exemplo: Para idosos, ou pessoas com dificuldade motora, existem escovas elétricas especiais e ferramentas auxiliares para o uso do fio dental.

Na terceira idade, é possível ter problemas bucais mesmo com uma boa higiene?
Como na terceira idade muitas pessoas usam dentaduras, tomam remédios ou têm problemas de saúde geral, mesmo cuidado bem da saúde bucal alguns problemas específicos podem aparecer. Os dentes podem ficar mais sensíveis ou sua boca pode ficar mais seca, por exemplo. Seja qual for o seu caso, consulte seu dentista. Ele pode ajudar você a encarar estes desafios.

Como evitar a gengivite?
Pessoas de todas as idades podem ter gengivite, mas o risco aumenta depois dos 40 anos. Como este problema pode se tornar muito sério é importante se prevenir. Veja alguns fatores que podem causar a gengivite e previna-se:

  1. Má alimentação.
  2. Higiene bucal inadequada.
  3. Doenças sistêmicas, como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer.
  4. Fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo.
  5. Certos medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais.
  6. As doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, por isso é tão importante diagnosticá-las o mais cedo possível. Para isso, consulte periodicamente o seu dentista.

Quais outros cuidados que se deve ter?
É muito importante que se tenha atenção à integridade das próteses das pessoas mais velhas. Trincas, desgaste ou um mau acabamento da peça pode causar feridas que podem se agravar com o tempo.

A vida é muito prazerosa quando se tem um belo sorriso!

Com o aumento na expectativa de vida, graças aos avanços da medicina e ciências em geral as pessoas mais velhas, ou como hoje chamamos de “melhor idade”, vem crescendo muito. E com isso, um mercado especializado para estas pessoas também acompanha este crescimento.

A expectativa de vida do brasileiro gira em torno de 73 anos de idade. O dentista especialista em geriatria, chamado odontogeriatra encontra duas situações:

1ª – Ou o idoso está perdendo seus últimos dentes e vai ter como sua ultima opção a prótese total (dentadura). Esta situação é muito delicada, pois além de um peso psicológico de ter perdido todos os dentes, este vai ter que aprender a comer novamente. A prótese total não deixa que sinta perfeitamente o sabor dos alimentos, a temperatura dos alimentos e a eficiência da mastigação fica limitada. Outro fator importante a ser considerado é que a fonação e a auto estima também ficam debilitadas, pois é um tipo de prótese removível. Mas temos boas notícias para estas pessoas. Os implantes servem para ajudar a reter estas próteses na boca, dando mais conforto, segurança, eficiência de mastigação e com isso, aumentando a autoestima, além de melhorar a saúde, pois irão se alimentar melhor.

Desfrute de uma boa companhia dando de presente seu belo sorriso diário!

2ª – A outra situação é quando o idoso mantém quase todos os seus dentes. Nesta situação, outras especialidades entram em ação como a periodontia (que cuida da gengiva, raspagem e limpeza de tártaro). Este tipo de tratamento é mais preventivo, pois tem a função de manter os dentes que ainda estejam saudáveis em boca, além de prevenir infecções em boca.

Mas com esses dentes durante muitos anos, eles tendem a escurecer, também por causa da diminuição da salivação (por conta de certos medicamentos ou problemas digestivos).

A equipe de dentista da ORTOBAHIA quando preciso estará sempre em contato com o médico que acompanha o idoso, a nossa clínica é totalmente preparada para lhe receber, nossas cadeiras odontológicas são confortáveis com um excelente encosto para cabeça. As consultas são um pouco mais longas que o normal e em alguns casos uma terapia antibiótica profilática se faz necessário antes da consulta, com a intenção de preservar a saúde geral do nosso querido paciente.
Se você ainda tiver alguma dúvida, por gentileza, entre em contato com a nossa equipe que teremos um grande prazer em atendê-lo.